sexta-feira, 7 de março de 2014

Mulheres! Nós somos muitas, mas nossa luta é uma só!

| |
Por Bruna Quinsan

Somos todas Sandra Fernandes e Icauã Rodrigues, mortos no dia 17 de fevereiro a facadas em um crime de motivação machista: o ciúmes do companheiro de Sandra. Por quê? Porque em um país que ocupa a 7ª posição no ranking mundial da violência e onde 15 mulheres são assassinadas por dia, combater o machismo e a violência é lutar por nossa liberdade e por uma sociedade mais humana.

Somos todas trabalhadoras, e enfrentamos diariamente a jornada de exploração a que nossos patrões nos submetem. Porque é do nosso trabalho que vem a riqueza que eles gozam e de nós a educação de seus filhos. E não há empoderamento que compense esse saque.

Somos todas mães, e cuidamos sozinhas de nossos filhos. Não porque os fizemos sozinhos, mas porque o machismo nos obriga. Assim como nos obriga a cumprir a jornada dupla, ou até tripla, com trabalhos domésticos.Sofremos com a falta de creches e a precariedade das escolas públicas. Amarguramos só de imaginar a fila que teremos de enfrentar nos hospitais públicos. Somos todxs mães e lutamos por mais investimento na saúde e educação.

Somos todas negras, vítimas do machismo e do racismo diário. Vendidas como “mulatas”, objeto sexual para estrangeiros na Copa. Entre nós, o índice de desemprego é mais do que o dobro da média nacional, e quando estamos empregadas, recebemos 66% a menos pelo mesmo serviço realizado por um homem branco. Somos a maior parcela da população e por isso lutamos. Porque a nossa libertação é a libertação de todxs.

Somos todxs trans*, e se não bastasse todas as opressões já faladas, sofremos ainda com a transfobia. Oprimidas pelo simples fato se sermos o que nós realmente sempre fomos. Discriminadas simplesmente por querer decidir sobre o próprio corpo. Sem direito nem a um nome, lutamos.

Afinal, o que nós somos?
Somos todas feministas, classistas e de luta. Por quê?
Porque queremos nossa liberdade por inteiro!
Nada menos do que isso.

E nesse 8 de março, estaremos todas nas ruas!


1 comentários:

Author

Parabéns Bruna!!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.