domingo, 21 de dezembro de 2014

Militante do Movimento de Mulheres de São Carlos é Vítima de Crime de Ódio

| |
No início do mês de dezembro uma militante do PSTU e ativista do MML, de São Carlos, foi exposta nas redes sociais, tendo fotos suas sendo compartilhadas por várias pessoas em seus perfis e também em grupos do Facebook, dedicados principalmente a ridicularizar os movimentos sociais de esquerda. Pessoas desconhecidas entraram em sua página, a qual ela faz uso para várias denúncias, e de maneira amoral começaram a desqualifica-la em suas redes. Chegaram em um nível tal de machismo e preconceito a ponto de nossa ativista se sentir profundamente abalada em nível pessoal, moral e agredida em sua militância. Além disso, outra ativista do MML, que estava junto com nossa militante, em uma das fotos, também foi atingida e agredida em sua moral e dignidade.

Palavras de extremo baixo calão foram usadas para ofendê-la física e psicologicamente. Ela recebeu dezenas de mensagens de pessoas desconhecidas, em sua maioria homens, que incluíam, além de um discurso machista, também lesbofóbico e ofensas pessoais quanto a sua aparência física, estilo de vida e escolhas políticas. Em diversos compartilhamentos de suas fotos essas pessoas tentaram fazer de seu ativismo uma piada. Agravando a situação, seu número de telefone foi descoberto (através de hackers) e divulgado de maneira ilegal e ela começou a receber diversas ligações e mensagens ofensivas.

Tanto nos comentários nas postagens como nas mensagens recebidas pela companheira ficou claro o discurso de ódio presente em uma sociedade machista, homofóbico e conservadora. Um discurso que quer desqualificar a militância política e feminista de esquerda, ridicularizando opiniões que denunciam e combatem as opressões.

Infelizmente, essas manifestações de ódio ainda são recorrentes no nosso cotidiano. Como exemplo do que presenciamos recentemente com a fala do deputado Bolsonaro em seção, que demostrou novamente sua ignorância e seu machismo. O parlamentar afirmou que não estupraria uma deputada porque ela não mereceria. Além de usar um discurso machista para deslegitimar a fala de uma companheira em um debate político, tem a problemática de tratar a agressão à mulher como um prêmio, do qual só seriam merecedoras as mulheres que se encaixasse em determinados padrões estéticos e de comportamento.

Bolsonaro, nenhuma mulher merece ser estuprada!

Bolsonaro, Feliciano e Levy Fidelix são representantes de partidos da burguesia e voz de uma elite branca, machista, homofóbica, racista e conservadora, que acabam influenciando a opinião de pessoas que se sentem representadas por esses parlamentares.

Nós do PSTU queremos manifestar nosso total apoio a nossa militante, assim como a todas as mulheres que sofrem qualquer tipo de agressão ou exposição, e também repudiar essas atitudes opressoras.

E também queremos manifestar o nosso apoio à doutoranda da UFSCar que foi assediada por seu orientador e, não teve respaldo por parte da instituição, infelizmente mais um exemplo recente da desmoralização que a sociedade impõe às mulheres que foi o caso de denúncia, ocorrido nas últimas semanas. É uma tarefa do movimento garantir a o direito a fala e a militância das companheiras em todos os espaços do movimento de atuação e combater as opressões em todos os espaços.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.